Precisamos a cor dar para à vida


Sexualidade Infantil merece mais Atenção

24/05/2011 00:59

 

Vistas como "inocentes, frágeis e imaturas, maleáveis e naturaalmente boas, seres que constituem promessa de um futuro melhor pa a humanidade".  As crianças agora precisam de proteção do mundo adulto, como nunca.Deste modo, de uma visão eminentemente infantilizada, a vida moderna revela que a criança deve ser protegida por determindos conhecimentos, com ênfase no sexo e na sexualidade.  A partir dos escritos de Freud sobre o assunto  é que se passou a conhecer as crianças como possuidoras de uma sexualidade.

Atuaalmente é mais comum do que imaginamos, crianças com diagnóstico de síndrome do pânico (crises de ansiedade), depressão e fixação infantil no prazer sexual do próprio corpo, como a masturbação.

quando essas manifestações se tornam repetitivas , retardam a evolução da personalidade e ela passa a enfrentar dificuldade para se tornar adulta, o que a torna vulnerável à doenças psicossomáticas. Podemos atribuir essas ocorrências ao estresse que ela está sendo submetida, principalmente no âmbito familiar e esccolar. Assim como a vida social intensa que leva, e compromissos, os mais diversos em seu cotidiano. Sem tempo para brincar e ser de fato criança.

Quando os primeiros sintomas se manifestam, os pais devem estar conscientes da prevenção dessas patologias para  ajudar os filhos e precisam também  procurar um profissional na área da psicologia o mais cedo possível. Para isso é necessário se informar sobre o assunto ( sexualidade infantil) e obter orientações com o psicólogo.

Porque muitas atividades que deveriam ser naturalmente tidas como estudo e divertimento, agora se transformam em deveres, como cobranças e exigências, como se a criança precisase ser o melhor aluno, mostrar que estuda na melhor escola e, ainda, que tem pais perfeitos. Esses comportamentos evidenciam a competição. Isso talvez explique melhor porque tem problemas na escola (aprendizagem e comportamento), chora facilmente, tem dificuldade para se alimentar e dormir.

Assim, cada vez mais ansiosa, a criança em algums casos descarrega essa ansiedade na masturbação, que é um grave problema que pode levá-la à fuga da realidade gradativamente, de modo que vai sem sentido inseguraa e, conseqüentemente, podendo desenvolver a síndrome de Peter Pan" (medo de se tronar adulta). É neste momento  que os respnsáveis precisam ficar atentos e procurar um psicólogo para ajudá-la a se sentir segura e poder identificar com naturalidade e sem traumas os desafios do seu dia-a-dia. De modo que, o que vale, não é apenas ter filhos bem sucedidos, brilhantes, mas que sejam também saudáveis e felizes. 

—————

Voltar



Crie um site grátis Webnode